mom breastfeeding her little baby

Como amamentar corretamente o meu bebé?

É importante que tenha uma posição correta e confortável para iniciar a amamentação, para que possa relaxar e dar de mamar ao seu bebé durante um longo período de tempo,sem sentir dor nem desconforto. Para um melhor resultado, deixe que um profissional de saúde a ajude.

Dicas para uma boa técnica de amamentação

O leite materno é o melhor alimento para o seu bebé. Mas nem todas as mães conseguem amamentar com sucesso logo nos primeiros dias. É essencial um pouco de prática e paciência para que a mãe e o bebé se habituem ao ato de amamentar. Temos todo o gosto em a poder ajudar e ao seu bebé, com algumas dicas básicas sobre a amamentação.

Colocação do peito, segurando-o em forma de "C"

Coloque sempre o peito na boca do bebé, segurando-o em formato de "C", com os dedos debaixo da mama e o polegar em cima, por detrás da aréola. Isto permite-lhe segurar a mama sem tocar na aréola.

Encaminhe o seu bebé até ao peito

Antes da pega, direcione o seu mamilo para os lábios do bebé. Assim que a boca estiver aberta o suficiente, pressione a cabeça do bebé suavemente mas com firmeza sobre a mama. Certifique-se de que a boca do seu bebé não está apenas sobre o mamilo, mas também sobre uma grande parte da área mais escura circundante (a aréola).

Retirar o peito

Proteja os seus mamilos e não permita que o seu bebé fique a mamar pelo conforto. Assim que acabar de mamar, deslize cuidadosamente o seu dedo mindinho para o canto da boca do bebé para quebrar o vácuo e retirá-lo do peito.

Qual é a melhor posição para amamentar?

Pode amamentar o seu bebé em várias posições diferentes: sentada, deitada ou de pé. Experimente todas, para saber qual a mais confortável para si e para o seu bebé. Ao amamentar, é importante encontrar uma posição que seja confortável para ambos, para que também consiga manter o seu bebé nessa posição durante bastante tempo, sem se cansar.

  • O seu bebé deve estar sempre completamente virado para si para que não tenha de rodar a cabeça para ficar de frente para o peito. Certifique-se também de que esvazia os dois peitos uniformemente para evitar que os canais de leite fiquem obstruídos e encarocem.
Posição de embalar (em pé ou sentada)

A maioria dos bebés são amamentados na posição de embalar. Nesta posição, o bebé deita-se sobre o colo da mãe com a cabeça apoiada no seu antebraço. Se estiver a amamentar na posição sentada, pode aliviar a tensão nos músculos dos braços e ombros, usando uma almofada de amamentação ou outro apoio almofadado.

Posição de rugby (sentada)

A posição de rugby é particularmente recomendada se a parte lateral do seu peito estiver muito pesada e não estiver a drenar completamente. Nesta posição, o bebé deita-se de costas, ou é apoiado ligeiramente na vertical, diretamente na sua anca. O seu antebraço apoia-lhe as costas e a sua mão segura a cabeça para que possa haver contato visual entre a mãe e o bebé.

Posição deitada

Estando deitada, a mãe pode realmente relaxar enquanto amamenta. Nesta posição, a mãe e o seu bebé deitam-se de lado, barriga com barriga. Certifique-se de que a boca do seu bebé fica alinhada com o mamilo. Pode usar uma almofada para descansar a cabeça, com o ombro ligeiramente para a frente.


pais felizes ao verem o bebé dar os primeiros passos

Estamos aqui para ajudá-los!

Se tiver alguma dúvida sobre os nossos produtos entre em contato connosco, teremos todo o gosto em ajudá-los e aconselhá-los.

Contacte-nos