Preparado para a primeira sopa?

Bebé fofo a comer cereais

Entre o 5.º e o 7º mês, o seu bebé já se terá desenvolvido o suficiente para provar a primeira sopinha, como complemento do leite. O importante a ter em mente, especialmente no início, é que tudo saberá melhor se o bebé estiver descontraído.

Saborear a primeira refeição

Os primeiros alimentos sólidos, devem ser introduzidos na refeição do meio-dia, substituindo uma refeição láctea. Experimente dar as primeiras colherzinhas de sopa, quando o seu bebé estiver relaxado e bem disposto, caso contrário, não lhe vai apetecer experimentar novos alimentos. Deve evitar que o seu bebé fique impaciente ou com muita fome, antecipando a hora da refeição, de forma a que ele se possa concentrar apenas nos novos sabores.

Pronto para as papinhas

Introduzir alimentos sólidos: preparado para a primeira sopa?

Entre o 5.º e o 7º mês, o seu bebé já se terá desenvolvido o suficiente para provar a primeira sopinha, como complemento do leite. O importante a ter em mente, especialmente no início, é que tudo saberá melhor se o bebé estiver descontraído.

Os primeiros alimentos sólidos geralmente devem ser introduzidos na refeição do meio-dia, em vez de amamentar ou de dar o biberão. Experimente dar as primeiras colherzinhas de sopa, quando o seu bebé estiver relaxado e bem disposto, caso contrário, não lhe vai apetecer experimentar novos alimentos. Para que o seu bebé não fique impaciente ou com muita fome, deve dar-lhe a refeição uns minutos antes da hora prevista, para que ele se possa concentrar e saborear os alimentos sólidos. Nos primeiros dias, quando o bebé não comer a refeição completa, pode ser necessário complementá-la no fim, com um pouco de leite.

Pronto para a primeira refeição sólida

O seu bebé irá dar-lhe vários sinais indicando que está pronto para os primeiros alimentos sólidos:

  • Fica interessado em vê-la comer: os seus olhos seguem cada movimento seu ao levar os alimentos à boca.
  • Abre a boca, dá estalidos com os lábios e move a cabeça em direção à colher.
  • Começa a mastigar e o reflexo de impulso com a língua enfraquece. Tenta alcançar a comida, mastiga-a e já não tem o reflexo de empurrar os alimentos sólidos para fora da boca.
  • Mastiga enquanto mexe as mãos e nos brinquedos, e baba-se muito.
  • O seu bebé fica cada vez mais impaciente entre as mamadas e os intervalos entre elas tornam-se de novo mais curtos.

Comece com um ingrediente e depois vá diversificando

Comece com apenas um ingrediente para a primeira sopinha e deixe que o seu bebé se habitue lentamente a ele. Um puré de legumes (como cenoura ou abóbora) é bom para começar, porque é fácil de digerir e a maioria dos bebés, gosta muito.

Se a alimentação com o primeiro ingrediente correr bem durante 2-3 dias, pode adicionar gradualmente puré de batata como segundo ingrediente e, depois de o seu bebé se habituar a este, prepare cerca de 20-30 g de carne cozida, triturada, como terceiro ingrediente. Ao fim de cerca de 3-4 semanas de familiarização de ingestão de alimentos sólidos, uma porção normal de puré de carne-batata-legumes será de cerca de 180-220 g. Continue a variar os ingredientes passo a passo, porque assim incentiva o seu bebé a experimentar novos alimentos quando for mais crescido. Tenha em mente que os bebés ainda não mostram qualquer preferência por açúcar ou sal nos primeiros meses. Portanto, deve evitar produtos com aditivos tais como açúcar, sal, aromatizantes ou especiarias.

Passado um mês, pode substituir outra refeição de apenas leite, de preferência à noite, por uma papa láctea. Uma refeição de papa à noite pode ser muito saciante e, ao mesmo tempo, garantir um sono tranquilo.

Assim que o seu bebé estiver habituado à papa na refeição da noite, pode começar a dar-lhe outra refeição sem leite ao lanche, como por exemplo um puré ou papa de fruta.

Deve continuar a complementar estas refeições com a amamentação ou o biberão, até à transição para todos os alimentos consumidos em familia, desde que seja adequados ao seu bebé. A partir dos 12 meses, o seu bebé pode comer as mesmas refeições que os pais. Assim que começar a introduzir comida sólida, o seu bebé terá também de ingerir mais líquidos, para evitar que as fezes fiquem demasiado duras.

Criança come massa com um garfo

Cada bebé tem o seu próprio ritmo

Uma vez que comer com a colher é algo completamente novo para o seu bebé, não estranhe que no início ele só consiga ingerir pequenas quantidades. Por isso, será uma boa ideia, dar-lhe logo de seguida um pouco de leite (amamentação ou biberão). Quando o seu bebé aprender a comer com a colher, pode aumentar a quantidade de sopa ou de papa de acordo com as necessidades do bebé, ou introduzir um puré misto, por exemplo, uma combinação de legumes e carne.

Dica: tenha um pouco de paciência, porque primeiro o seu bebé tem de aprender a sugar o puré ou a papa a partir da colher. Para tal, é melhor usar uma colher macia, plana e arredondada.

Escolha os alimentos certos

Quando começar a introduzir gradualmente alimentos sólidos, deverá selecionar cuidadosamente os ingredientes. Explicamos-lhe como prevenir alergias e quais os alimentos que deve evitar por agora dar ao seu bebé.

Prevenção de alergias

Não tente evitar certos alimentos alergénicos. Pelo contrário: o consumo precoce de peixes, por exemplo, pode prevenir o desenvolvimento de alergias.

Tenha cuidado com certos alimentos

O seu bebé não deve comer alimentos que se possam deteriorar rapidamente, como peixe ou ovos crus. Também deve evitar frutos de casca rija inteiros (como nozes) porque podem ser um risco de asfixia.

Bebé a apanhar flores com a mãe

A bebida ideal desde o nascimento

Durante os primeiros 4 meses de vida, o seu bebé consegue, regra geral, ingerir líquido suficiente através do leite materno ou do biberão. Só precisa de compensar a perda de líquidos em caso de calor extremo, febre, diarreia ou vómitos. Quando começar a dar alimentos sólidos ao seu bebé, deve habituá-lo a ingerir mais líquidos para evitar a produção de fezes demasiado duras. Quanto maior for a quantidade de alimentos sólidos que o seu bebé ingerir, mais atenção deverá ter para que ele também obtenha a ingestão adequada de líquidos.

Ingestão de líquidos durante a introdução de sólidos

A água não é toda igual

Água mineral: as águas minerais não estão sujeitas aos mesmos regulamentos rigorosos estabelecidos para a água potável normal e, em parte, são legalmente autorizados limiares mais elevados do que para a água potável. Isto significa que as águas minerais podem alterar significativamente a composição dos seus minerais. É possível que uma água mineral possa conter mais sódio do que o considerado bom para o seu bebé. Assim, no momento da escolha, procure sempre a indicação «água para bebés».

Qual a quantidade certa que o bebé deve beber?

Além de alimentos sólidos, o seu bebé deve ingerir a seguinte quantidade de líquidos:

  • Bebés de 5 a 12 meses: aproximadamente 400-500 ml por dia
  • Bebés entre 1 e 4 anos de idade: cerca de 820 ml por dia
  • Crianças entre 4 e 10 anos de idade: cerca de 1 litro por dia

Dica: se o seu bebé evacuar fezes macias, isto significa que os líquidos ingeridos são suficientes.

Bebé fofo no meio do campo

Dicas valiosas que deve ter em conta

Só deve dar líquidos ao ser bebé durante ou após a refeição, para que não fique cheio antes de comer.

Não deixe que o seu bebé mantenha o biberão na boca durante muito tempo, pode originar cáries! O bebé deve saciar rapidamente a sede enquanto a mãe segura o biberão.

Habitue o seu bebé a beber do copo o mais cedo possível.

De volta ao topo