Durante a gravidez: Vou ser pai!

Casal seguram em ecografia do futuro bebé deles

Ser pai é uma das melhores experiências que se pode ter na vida. No entanto, também suscita muitas perguntas. Como é que funciona a gravidez? Que é que eu faço quando o bebé nascer? Não se preocupe: a natureza concedeu-lhe uma boa intuição para enfrentar todos estes desafios. Oferecemos-lhe aqui algumas dicas e conselhos que o ajudarão a estar à altura do seu novo papel de pai.

Ela está grávida! E agora?

Para alguns pais, é a pura alegria, para outros é uma surpresa – mas uma coisa é certa: nada voltará a ser como era antes. No momento em que a sua mulher ou namorada lhe diz que está grávida, vai começar uma fase totalmente nova na vida de ambos.

Imagem da barriga de uma mulher grávida

Como enfrentar o primeiro trimestre?

Assim que o teste de gravidez der positivo, a aventura começa: fazer planos para o futuro, visitas ao ginecologista, check-ups clínicos, a primeira ecografia – o seu futuro bebé já começa a interferir na sua vida e na sua agenda. É um momento de união entre os casais, mas também pode ser desgastante. Em qualquer dos casos, é preciso muito amor e compreensão entre ambos.

Mulher grávida com ecografias

Controle pré-natal e imagens de ecografias

Os primeiros exames no ginecologista começam geralmente no final do terceiro mês de gravidez – e muitas vezes é quando a primeira ecografia deve ser feita. Como pai, não pode perder esta emocionante experiência, porque nada é mais maravilhoso, do que poder ver que há realmente algo especial a crescer na barriga da sua companheira:  a primeira imagem do seu Bebé.

Pai e mãe seguram os pés do bebé

Preparado para o grande dia? É hoje!

Quer estar presente quando o seu bebé nascer? Fabuloso! Nesse caso, deve preparar-se o melhor possível para o grande acontecimento. Porque uma coisa é certa: só será um verdadeiro apoio à mamã e ao seu bebé se souber o que fazer assim que o parto começar. É por isso que queremos dar-lhe algumas dicas e dar-lhe a confiança de que necessita.

Bem preparado para o parto

Enquanto pai, como me devo preparar para o nascimento do meu bebé? O que devo fazer quando começarem as contrações? Como posso ajudar a mamã na sala de partos? Todas estas perguntas vão ter respostas nos cursos de preparação para o parto. Estes cursos são importantes e especialmente recomendados, se for pai pela primeira vez.

Homem abraça a barriga da sua mulher grávida

 Inspira, expira

É sempre bom para o bebé, se os pais trabalharem em equipa. No curso de preparação para o parto, receberá uma formação inicial. A primeira lição: inspirar e expirar juntos. A técnica de respiração correta é uma ferramenta muito importante, que pode ser usada para concentrar a atenção e afastar todo o stress e as dores do parto.

Contrações? Mantém a calma, papá!

Claro, existem exceções – mas quando as contrações começam, os pais costumam entrar mais em pânico do que as mães. Lembre-se desta regra dos 6 "p": um «planeamento prévio perfeito previne uma pobre prestação» e respire fundo. Pode, por exemplo, colar o número do táxi no frigorífico ou preparar a mala para a maternidade, com tudo o que um futuro pai precisa. Seja prestável: a última coisa que a mamã precisa agora, é de mais complicações.

Pai jovem olha para o seu bebé com ternura

Dia zero!

Atenção: bebé a caminho

Assistir ao nascimento do seu bebé vai mudá-lo para sempre. Afinal, não é só o seu bebé que nasce neste dia tão especial, como também agora se vai tornar num pai. Portanto, agora tem de mostrar que está à altura do desafio. Temos algumas dicas que o podem ajudar a fazer um bom trabalho e a ser um verdadeiro apoio para a mamã e para o recém-nascido.

O que deve ter em conta na sala de partos

É perfeitamente compreensível se a ideia do parto o deixar um pouco nervoso. Mas dizer que muitos pais desmaiam na sala de partos é uma história da carochinha. Na verdade, a probabilidade de realmente desmaiar é inferior a 1%. Brincadeiras à parte, o parto tem tanto de emocionante como de cansativo. Pode demorar muito tempo e a sala de partos normalmente está muito quente. Por isso, deve usar roupas leves e confortáveis para que possa ficar de pé ao lado (ou atrás) da mamã, mantendo a calma.

Bebé a dormir no colo do pai

O papel do pai durante o parto

Acompanhar o parto para um pai significa, acima de tudo, deixar as coisas acontecerem. O seu papel principal é simplesmente estar presente. Motive a mamã, acalme-a e ajude-a com as técnicas de respiração que aprenderam juntos. O que a mamã quer pode mudar de um momento para o outro, o seu humor pode mudar com enorme rapidez, por isso, não se surpreenda se tiver de servir de "saco de pancada" para que ela possa libertar o stress.

De volta ao topo