Deixe-os descobrir o mundo pelo seu próprio pé!

Todos os bebés têm vontade de explorar sozinhos o mundo à sua volta. É aqui que as mães ficam a saber o que devem esperar nesta fase do desenvolvimento do seu bebé.

O que pensa o seu bebé?

O tempo voa. Parece que foi ontem que segurava um pequenino e vulnerável bebé nos seus braços, que mal se conseguia virar para o lado – e, agora, esse bebé é já uma alegre e feliz criança. Percorre tudo pelo seu próprio pé e também faz alguns disparates, tudo próprio desta etapa da sua vida.

Criança brinca com pincel de pintar

O desenvolvimento motor e cognitivo após os 12 meses

Após o primeiro aniversário do seu bebé, o seu peso quase triplicou e as suas capacidades motoras e intelectuais desenvolveram-se em conformidade. Este bebé torna-se cada vez mais independente e ágil. Aprende e descobre coisas novas todos os dias e começa a interagir com o seu ambiente social.

Isto manifesta-se particularmente através do desenvolvimento da linguagem. Gestos, como acenar e abanar com a cabeça transformam-se em «sim» e «não». A capacidade de se poder expressar e dar nomes aos objectos e pessoas progride rapidamente.

Bebé e o pai lêem livros sentados no sofá

Quando é que os bebés começam a falar?

Aos 2 anos de idade, a maioria dos bebés compreende frases e tarefas simples. Entre os 18 e os 24 meses, o seu vocabulário passivo aumenta em cerca de 200 a 300 palavras e, por esta altura, já usam fluentemente cerca de 50 palavras.*

*A linguagem de cada bebé desenvolve-se ao seu próprio ritmo. Devido às diferenças individuais, os valores e idades que indicamos para o desenvolvimento da linguagem nos bebés, são meramente indicativos.

Criança brinca a aspirar o chão

O que esperar após os 24 meses?

O corpo e a mente do seu bebé continuam a desenvolver-se consideravelmente após os dois anos de idade. O peso do cérebro do seu bebé é apenas 25% inferior ao peso do de um adulto, com aproximadamente 100 triliões de sinapses já formadas.

As competências motoras, cognitivas e linguísticas do seu bebé sofrem uma considerável evolução. Seja a trepar, a saltar ou a andar de triciclo, a brincar às escondidas ou à apanhada, o seu bebé quer experimentar tudo. Ao mesmo tempo, entra numa nova fase de desenvolvimento da sua personalidade e da força de vontade. Começam os «terríveis dois anos» e muitos pais perguntam: «O que aconteceu ao nosso bebezinho?» Não entre em pânico! É normal. O seu bebé está a passar por muitas emoções novas e ainda tem de aprender a lidar com as deceções e contrariedades. Esta é a altura de sensibilizar os pais para terem muita calma, e muita compreensão.

Sabia que...?

Sabia que o ácido alfa-linolénico (ALA) é especialmente importante para o desenvolvimento cognitivo do seu bebé? O ALA é um ácido gordo essencial do tipo ómega-3, que o organismo do bebé não consegue produzir sózinho, devendo ser ingerido através da alimentação.

Isto também pode ser do seu interesse

  • O plano nutricional ideal para bebés
  • Uma gama diversificada de receitas para bebés
  • Ideias giras para atividades lúdicas e educativas

Posso ser pequenino, mas eu sou muito forte!

Os mais pequeninos desafiam-se a si próprios todos os dias para se tornarem grandes e fortes. A  mãe e o pai podem dar uma grande ajuda, com um correto plano alimentar.

Menina a brincar aos cozinhados na cozinha

Ideias de receitas simples e deliciosas para toda a família

O seu bebé gosta de provar novos alimentos? As nossas sugestões de receitas agradam a toda a família e podem ser preparadas rapidamente, num piscar de olhos.

Ideias giras para atividades lúdicas e educativas

Pintar com os dedos, desperta a curiosidade e a criatividade. O seu bebé pode começar de imediato a pintar sem precisar de um pincel.

De volta ao topo