A rotina de sono do seu bebé: saiba por que é tão importante

Rotina de sono é o nome dado ao conjunto de práticas que contribuem para que um bebé possa adormecer e acordar de forma regular. Quando uma mãe embala um bebé para que este fique com sono, por exemplo, está a enveredar numa prática de rotina de sono.

Todos os pais sabem o quão determinante pode ser a rotina de sono bebe; afinal, noites mal dormidas e choros a meio da noite podem deixar qualquer um exausto! Mas sabia que uma boa rotina de sono é ainda mais importante para os seus filhos? Neste pequeno guia, vamos descobrir por quê.

A importância da rotina de sono do seu bebé

A rotina de sono bebe tem um impacto enorme no bem-estar de uma criança pelos seguintes motivos:

1. Ajuda a regular o ritmo circadiano: O ritmo circadiano é um mecanismo interno, comum a todos os seres vivos, que regula as atividades diárias do organismo. Tal como os adultos, os bebés sentem-se melhor quando o seu ritmo circadiano é estável. Uma rotina de sono regular é fundamental para um bom ritmo circadiano.

2. Melhora a qualidade do sono: Quando adormecem sempre às mesmas horas, os bebés têm mais facilidade em adormecer e continuar a dormir. Ou seja: a rotina de sono bebe é decisiva não só para determinar a regularidade, mas também a qualidade do sono.

3. Reforça a relação com os pais: Um bebé com uma rotina de sono estável, que tem facilidade em dormir ao mesmo tempo que os seus pais, vai sentir um elo mais forte para com os progenitores.

Como regular a rotina de sono do seu bebé?

Sim, a rotina de sono bebe é fundamental para o bem-estar de pais e crianças. Mas o que podemos fazer para ajudar os nossos bebés a dormir mais qualidade e regularidade?

Estas são algumas dicas que podem ser muito úteis:

1. Adormecer o bebé sempre à mesma hora: Nem sempre é fácil seguir uma rotina consistente (o trabalho e as vicissitudes da vida são muitas vezes entrave), mas tentar deitar o seu bebé sempre à mesma hora é um primeiro passo fundamental para regular a rotina de sono.

2. Incentivar o sono com práticas relaxantes: Os especialistas acreditam que combater o stress é muito importante para dormir com mais qualidade. No contexto da rotina de sono bebe, tal implica inspirar o seu bebé a dormir com recurso a práticas relaxantes. Estas incluem, por exemplo, uma massagem gentil ou um banho quente, e devem ser instigadas pelo menos 30 minutos antes da hora do bebé dormir.

3. Usar pijama: Pode parecer estranho, mas os bebés tendem a adormecer mais rápido quando estão a usar pijama (i.e., as roupas com que costumam dormir). É uma espécie de método Pavloviano para avisar o seu filho de que está na hora de ir para a cama.

4. Ler uma história para adormecer: É um método tão antigo quanto o próprio tempo, mas que continua a resultar mesmo na era dos telemóveis e ecrãs de computador. Quando for hora de ir dormir, leia uma história ao seu bebé para ele adormecer mais tranquilamente; uma cantiga de embalar também pode trazer bons resultados!

De volta ao topo