Regressão do sono: o que é e como resolver?

Regressão do sono é um problema relativamente comum que afeta principalmente crianças entre os três meses e os dois anos de idade. A regressão do sono ocorre quando existem alterações verificadas no padrão de sono de um bebé.

Oscilações de padrões de sono podem ter um impacto negativo no dia a dia de uma criança e, em casos pontuais, ser indicativos de um problema de saúde. Contudo, a regressão do sono é geralmente inofensiva causada por mudanças naturais que ocorrem durante o desenvolvimento de uma criança.

Quais são as causas mais comuns da regressão do sono?

Estas são as principais causas para a regressão do sono em crianças:

Alterações naturais no ritmo do sono

Os bebês têm, por norma, um ritmo de sono que se repete a cada três a quatro horas. Após os seis meses, no entanto (e por vezes um pouco mais cedo, aos quatro meses), os bebés começam a adquirir um ritmo de sono semelhante ao de um adulto, conhecido como ritmo circadiano. O ritmo circadiano processa-se não em ciclos de três a quatro, mas sim de 24 horas.

Desenvolvimento natural da criança

Os bebês passam por grandes transformações nos seus primeiros anos de vida, e estas podem afetar os seus ciclos de sono. É comum que exista regressão do sono, por exemplo, em bebês que acabaram de aprender a gatinhar. Além disso, os bebés são muito sensíveis a fatores sócio-ambientais como a temperatura e luminosidade do quarto, uma mudança de residência, ou a entrada na creche.

Ansiedade de separação

Passar menos tempo junto dos pais pode condicionar decisivamente a qualidade de sono de uma criança; este fenómeno é conhecido como ansiedade de separação.

Como lidar com a regressão do sono?

Mesmo que seja muitas vezes inofensiva, a regressão do sono pode afetar negativamente o dia a dia de uma criança e dos seus pais. Felizmente, existem alguns métodos que podem ajudar a contrariar a regressão do sono a curto e longo prazo:

  • Respeitar ao máximo horários regulares, principalmente ao nível de sestas e refeições;
  • Não adormecer a criança enquanto ela está a comer ou pouco tempo depois de uma refeição;
  • Evitar atividades estimulantes nos momentos antes de adormecer.

Os especialistas da CUF recomendam ainda que, quando o bebé desperta a meio da noite, os pais esperem um pouco antes de interferir. Quando deixados sozinhos, os bebês conseguem muitas vezes adormecer por si próprios neste tipo de situações.

Distúrbios do sono em crianças com mais de três anos: como resolver?

A regressão do sono afeta essencialmente bebés até aos dois anos de idade, mas distúrbios infantis do sono podem prolongar-se ao longo de todo o desenvolvimento de uma criança. Suplementos alimentares como o Melamil ou o Melamil Triplo podem ser muito úteis para lidar com a regressão do sono nestes casos.

Contribuem para reduzir o tempo necessário para conciliar o sono em crianças. São fáceis de ingerir devido ao seu sabor agradável e são essencialmente compostos por ingredientes naturais.

De volta ao topo