Os primeiros passos do seu bebê: desenvolvimento dos 0 aos 6 meses

Aquilo que faz um bebé crescer nos dias de hoje de forma saudável e natural é precisamente o amor, carinho e atenção que um pai e uma mãe lhe dão, fazendo com que o bebé cresça com confiança e se vá desenvolvendo.

Mesmo quando os primeiros meses parecem ser difíceis, um sorriso faz com que tudo pareça valer a pena e seja muito menos problemático.

Apesar dos nervosismos para os primeiros pais e mamãs, ou da experiência que um segundo ou terceiro filho possa dar, é importante refletir sobre o que um bebé precisa para se sentir motivado a desenvolver-se de forma física e psicológica e isso é algo em que os pais podem ativamente contribuir.

Assim, considere a seguinte informação como um guia prático para de primeiros passos bebê para os pais saberem naquilo em que se devem focar mais nos primeiros 6 meses de vida:

Amamentação ou fórmula infantil

Atualmente, cabe à mãe, em conjugação com o pai, decidir se pretende amamentar ou não, existindo cada vez mais informação e alternativas viáveis. 

Apesar de algumas pessoas considerarem a amamentação fundamental, é importante ressaltar que, de acordo com informações científicas, a amamentação materna é sempre a melhor nutrição possível para o bebê, proporcionando benefícios incomparáveis ao seu desenvolvimento saudável. 

As fórmulas infantis, por outro lado, podem ser utilizadas como complemento em situações específicas, mas a amamentação materna deve ser priorizada sempre que possível. 

Considerando que esta é a única fonte de alimentação do seu recém-nascido nos primeiros 6 meses de vida, deve acautelar uma alimentação a horas, sempre que o bebé precisar ou os sinais de fome sejam visíveis.

Monitorização do peso

Um recém-nascido embora possa perder peso nos primeiros dias de vida, acaba por ter cada vez mais peso à medida que vai crescendo.

Um bom indicador de um bebé saudável é o seu peso, sendo que embora não exista propriamente uma referência exata, acreditamos que a mera subida do seu peso ao longo do primeiro semestre é um bom indicador de que os pais estão a fazer um bom trabalho.

Mas o que fica claro é que isso depende da criança, pois cada criança é diferente e terá necessidades totalmente diferentes das demais.

O sono de um bebé

Faça por estabelecer uma rotina de sono para os primeiros passos bebê igual à sua, mesmo que não seja na totalidade. Isto é, apesar de irem dormir à mesma hora que o seu recém-nascido, é normal que ele acorde durante a noite.

Mas começar a dormir à mesma hora dos pais pode ser um ótimo benefício para si a longo prazo.

Além disso, é importante considerar o ciclo circadiano dos bebês. Os recém-nascidos têm um ciclo circadiano subdesenvolvido, o que significa que ainda não conseguem distinguir completamente entre o dia e a noite. 

À medida que o bebê cresce, ele começa a desenvolver um padrão de sono regular e a sentir a necessidade de dormir em horários específicos.

Estabelecer uma rotina de sono consistente ajuda a orientar o bebê nesse processo de ajuste ao ciclo circadiano, promovendo um sono mais saudável tanto para o bebê quanto para os pais.

Saúde em várias frentes

Um bebé nos primeiros meses de vida tem vacinação a cumprir, pediatras sempre prontos a ajudar e uma equipa de medicina disponível para tratar qualquer que seja o problema que possa ocorrer.

Lembre-se que um bebé recém-nascido tem um sistema imunitário que se vai preparando para a convivência num mundo lá fora, e que tudo para ele é uma aprendizagem.

Estímulo físico e cognitivo

É essencial estimular o seu bebé a levantar-se, ainda que ele não consiga nos primeiros tempos.

Pode fazer isso deitando-o de barriga para baixo para fortalecer os músculos do pescoço e das costas, incentivá-lo ainda com estímulos auditivos e visuais e fazer com que ele tenha curiosidade do mundo que o rodeia.

De volta ao topo