Conheça os principais mitos sobre a melatonina

Muito se fala sobre a melatonina e sobre os efeitos que ela pode ter para uma criança, mas é preciso analisar os mitos e saber o que realmente faz a melatonina, para poder tomar uma decisão informada sobre este tema e saber cuidar de quem mais precisa de si, o seu bebé. Este é um tema que muitos pais procuram e onde as dúvidas são normais, e é importante o seu esclarecimento.

Assim, acreditamos que produtos como o Melamil, que contém melatonina e pode ser usado por crianças acima dos 3 anos, tenha uma vantagem efetiva no seu uso como suplemento alimentar.

Os mitos mais comuns da melatonina

E para que não tenha qualquer dúvida, criámos uma lista dos mitos mais comuns, mas explicados de forma que perceba a realidade dos factos da toma de melatonina.

 A melatonina como um sedativo

Embora muitas pessoas pensem que a melatonina é um sedativo, esta informação não é de todo verdadeira. Não sendo um sedativo, é um regulador do ritmo circadiano (aquilo a que também nos referimos como ciclo de sono, ou hora de dormir). Ao tomar Melamil, que contém melatonina, na dose certa, é sinalizado o sono ao corpo, indicando que é uma boa hora para dormir.

Quanto mais melatonina, mais depressa dorme

Este é outro mito que está obviamente errado. Cada produto, seja ele suplemento alimentar, alimento, ou medicamento, tem a sua dose recomendada e a sobredosagem deve ser evitada. Por exemplo, no Melamil a dose recomendada é de 4 gotas meia hora antes de dormir, o que faz com que efetivamente exista uma dose regulada. Mais melatonina não quer dizer mais eficácia, antes pelo contrário.

A melatonina é uma solução para longo prazo

Os suplementos alimentares com melatonina nunca são soluções a longo prazo, pois o controle do sono, se estiver desregulado, deverá ser analisado por um profissional de saúde como um médico especialista de pediatria, ou o médico de família que poderá efetuar algum rastreio adicional.

Funcionou com uma pessoa conhecida e vou usar para mim

É importante compreender que os problemas de sono (e todos os outros existentes na medicina) não são tratáveis da mesma forma e que cada criança ou adulto tem opções diferentes de tratamento à sua disposição.

Lembre-se que mesmo em grupos de Facebook ou locais públicos, existe muita desinformação sobre a saúde, e que um médico é a pessoa indicada para esclarecer qualquer questão que tenha sobre melatonina, que irá interpretar os seus problemas no contexto da melatonina e do resultado que espera.

O Melamil como solução transversal

Com 95% de melatonina pura, este suplemento alimentar não requer receita médica e poderá ajudar a reduzir o tempo necessário para conciliar o sono. Além disso, sabemos que as crianças não gostam de tomar medicamentos que não tenham um bom sabor, por isso o Melamil tem um sabor agradável para ser saboreado pelos mais pequenos acima dos 3 anos.

De volta ao topo