Comece com um ingrediente e depois vá diversificando
Comece com apenas um ingrediente para a primeira sopinha e deixe que o seu bebé se habitue lentamente a ele. Um puré de legumes (como cenoura ou abóbora) é bom para começar, porque é fácil de digerir e a maioria dos bebés, gosta muito.
Se a alimentação com o primeiro ingrediente correr bem durante 2-3 dias, pode adicionar gradualmente puré de batata como segundo ingrediente e, depois de o seu bebé se habituar a este, prepare cerca de 20-30 g de carne cozida, triturada, como terceiro ingrediente. Ao fim de cerca de 3-4 semanas de familiarização de ingestão de alimentos sólidos, uma porção normal de puré de carne-batata-legumes será de cerca de 180-220 g. Continue a variar os ingredientes passo a passo, porque assim incentiva o seu bebé a experimentar novos alimentos quando for mais crescido. Tenha em mente que os bebés ainda não mostram qualquer preferência por açúcar ou sal nos primeiros meses. Portanto, deve evitar produtos com aditivos tais como açúcar, sal, aromatizantes ou especiarias.
Passado um mês, pode substituir outra refeição de apenas leite, de preferência à noite, por uma papa láctea. Uma refeição de papa à noite pode ser muito saciante e, ao mesmo tempo, garantir um sono tranquilo.
Assim que o seu bebé estiver habituado à papa na refeição da noite, pode começar a dar-lhe outra refeição sem leite ao lanche, como por exemplo um puré ou papa de fruta.
Deve continuar a complementar estas refeições com a amamentação ou o biberão, até à transição para todos os alimentos consumidos em familia, desde que seja adequados ao seu bebé. A partir dos 12 meses, o seu bebé pode comer as mesmas refeições que os pais. Assim que começar a introduzir comida sólida, o seu bebé terá também de ingerir mais líquidos, para evitar que as fezes fiquem demasiado duras.