Quem é o João Pestana?

O João Pestana é um pequeno homem que carrega um grande saco às costas. Ao anoitecer, prepara-se para sair e percorrer a região.

O João Pestana é um pequeno homem que carrega um grande saco às costas. Ao anoitecer, prepara-se para sair e percorrer a região. Ele é tão pequenino e caminha tão silenciosamente na ponta dos pés que ninguém o vê nem dá conta da sua presença. Coitado do pobre Joãozinho, que tem tanto que fazer! Tem de ir visitar todas as crianças que estão deitadas nas suas camas quentinhas para irem dormir. O João Pestana anda cá numa correria! Ele tem um pó mágico no seu saco e salpica com ela os olhinhos das crianças – um grão no olho direito, um grão no olho esquerdo! Logo de seguida, a criança fica logo a dormir num suave sono e por vezes até começa a ressonar. Mas é claro que o João Pestana já nem a consegue ouvir, já se afastou há muito tempo, para ir ter com as outras crianças mais crescidas. Em cada um dos seus olhinhos, ele também vai soprar um pequeno grão do pó mágico para que elas possam dormir muito bem, toda a noite.

Se o João Pestana se esquecer de alguma criança, ia ser um grande problema. Ela não conseguiria adormecer e passaria a noite acordada. Felizmente, existe o João Pestana. O próprio João Pestana nunca consegue dormir à noite, mas talvez durma um pouco durante o dia por volta do meio-dia. Teríamos simplesmente de lhe perguntar. O que farias tu, se ele viesse ter contigo esta noite?

St. Wehr, Fehl-Ritzhausen