No início da amamentação, a nova experiência de ter o seu recém-nascido a mamar, muitas vezes por longos períodos, pode afetar os seus mamilos. Para que isto não provoque dor, fissuras ou sangramento nos mamilos, deverá aprender boas técnicas de amamentação. Solicite ajuda a um profissional de saúde. É importante que não carregue todo o peso do seu bebé enquanto amamenta, utilizando para a ajudar: almofada de amamentação ou outras almofadas, toalhas enroladas ou cobertores para apoiar o corpo do recém-nascido. Leve o tempo que for necessário até encontrar a melhor posição para si, porque uma boa posição para amamentar é meio caminho andado para o sucesso da amamentação.
Quando a criança está corretamente deitada, é importante que a sua boca esteja bem aberta porque – especialmente no início da amamentação – os tamanhos relativos dos mamilos e da boca do recém-nascido ainda não são os ideais. Um profissional de saúde pode mostrar-lhe como empurrar suavemente o maxilar inferior da criança para baixo, para que ela possa agarrar bem o mamilo. Respire fundo durante as primeiras 2 ou 3 mamadas do seu bebé. Ajuda a relaxar e diminui a dor da sucção inicial após a pega, o que é normal no início.
Para que não sobrecarregue sempre a mesma zona do mamilo, deve frequentemente mudar a posição de amamentação. Além disso, recomendamos a utilização de discos de amamentação reutilizáveis de silicone, são mais económicos e amigos do ambiente. Cremes com lanolina, protetores de seios e discos de hidrogel também podem ajudar. Como não necessitam de ser enxaguados após a utilização, estes materiais terapêuticos preservam a saúde dos seus mamilos. A princípio, tenha cuidado com alguns auxiliares como os protetores de mamilos, porque muitas vezes causam mais problemas do que os que resolvem.